Inscrições Encerradas
Em breve divulgaremos o resultado.
Confira AQUI a 1ª Errata ao Edital de Residência Sergius Erdelyi.
Apresentação
A primeira Residência Artística Sergius Erdelyi será realizada entre os dias 11 a 31 de agosto de 2022, no Espaço Sabiá Laranjeira, antiga casa-ateliê de Erdelyi. Além do acesso ao acervo de obras, livros e objetos pessoais do multi artista austríaco que fomentou a arte na região, o programa conta com palestras, rodas de conversa e visitas pelo município.
Por meio de convocatória pública, cinco artistas residentes no Paraná serão selecionados para ocupar o espaço de criação de Sergius Erdelyi para pesquisar e produzir sobre a relação do meio rural e cidades do interior com a produção artística; propondo aos(as) selecionados(as), estimular a reflexão crítica e debates a respeito de temas que permeiam o território e cultura da comunidade.
Esta convocatória valoriza e incentiva a inscrição de participantes mulheres, pretas e pretos/pardas e pardos, pessoas indígenas e pessoas LGBTQIA+.
Objetivo
A residência tem como objetivo reavivar a produção artística a partir da casa-ateliê de Sergius Erdelyi, de onde já saíram milhares de obras, promover a interação entre artistas, público e a comunidade, revitalizar a paisagem e fomentar o turismo. As dinâmicas propostas abordarão temas que vão da criatividade e produção artística à sustentabilidade e agricultura familiar, fomentando a integração entre arte, saberes rurais e artesanais, natureza e contemporaneidade.
Participação
A residência é voltada para artistas emergentes, independentemente da sua idade, e que estejam em processo de desenvolvimento de suas carreiras.
A seleção dos participantes será feita visando à formação de um grupo de artistas que trabalhem sobretudo – mas não exclusivamente – com as seguintes linguagens: pintura, mosaico, escultura, arte têxtil, arte digital e cultura alimentar (áreas de interesse da obra de Sergius Erdelyi).
Serão analisados pela banca composta por curador, equipe técnica e profissionais convidados os seguintes critérios para a escolha dos participantes:
a) Clareza da proposta;
b) Originalidade;
c) Coerência com os objetivos da residência;
d) Potencial de diálogo entre arte e comunidade de Tijucas do Sul;
e) Capacidade de mobilizar e sensibilizar o público;
f) Viabilidade de execução.
Os candidatos finalistas serão contatados via e-mail e a etapa final de seleção será realizada através de entrevista online. O resultado será divulgado no site oficial da residência até o dia 18 de julho de 2022.
Condições
Os artistas selecionados em conformidade com os termos do Edital receberão a quantia de R$ 3.000,00 cada, translado ida e volta de seu local de origem, acomodação compartilhada, ateliês compartilhados, alimentação completa e custo de material no valor de até R$ 1.500,00 reais.
A residência terá duração presencial de 20 dias corridos, sendo imprescindível a presença do artista nesses dias e os residentes devem participar de todas as atividades propostas na programação da residência, que será composta por palestras e rodas de conversa presenciais e online com artistas, mentores e representantes locais e visitas em propriedades na cidade de Tijucas do Sul.
Cada artista residente deve realizar 01 oficina com carga horária de 05 horas para a comunidade de Tijucas do Sul e a residência resultará em uma exposição ao final da imersão apresentada no Museu Municipal Sergius Erdelyi, em Tijucas do Sul, com entrada gratuita.