Curadoria
MILENA COSTA
Curadoria e mediação
MILENA COSTA
Curadoria e mediação
Milena Costa é curadora, pesquisadora, artista e professora. Possui doutorado em Sociologia (UFPR), com período de doutorado sanduíche na USC. É mestre em sociologia (UFPR), graduada em Artes Visuais (Unespar-Embap) e especialista em História da Arte (Unespar-Embap). Atua como gestora da Galeria Ponto de Fuga - espaço dedicado à exibição e estudo da arte e da fotografia contemporânea. Atualmente é professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Enquanto artista expôs seus trabalhos em diversos espaços nacionais e internacionais com destaque para: Itaú Cultural (SP), Centro de Arte Contemporânea de Quito e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
TAIS CABRAL
Assistente de Curadoria
TAIS CABRAL
Assistente de Curadoria
Taís é artista plástica, professora e pesquisadora em artes visuais. Vive e trabalha entre São Paulo e Curitiba. Doutora em Artes Visuais pelaUSP, com a tese intitulada Percursos Poéticos. É coautora, junto ao Grupo de estudos cromáticos do livro Reflexões sobre a cor, lançado pela editora Martins Fontes em 2021, entre outras publicações. Participou do projeto de colaboração acadêmica Tanto Mar entre a USP e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em Portugal, 2015. Atualmente, atua como Professora de pintura na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Comitê de Seleção
Roberta Stubs
Comitê de Seleção
Roberta Stubs
Comitê de Seleção
Doutora em Psicologia, Arte e Gênero pela Universidade Estadual Paulista e docente de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá, Roberta Stubs faz trabalhos em fotografia, vídeos e objetos, onde insere a questão da experiência no lugar da representação. Apagamento, deformação, derretimento e deslocamento têm sido operações plásticas e visuais para tensionar clichês, fabular narrativas contra hegemônicas e ativar outros planos de sentido e sensações. É também coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.
ANA ROCHA
Comitê de Seleção
ANA ROCHA
Comitê de Seleção
Ana Rocha (Curitiba, 1987) é diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Atua como curadora e produtora desde 2009. Coordenou o programa de residência Núcleo de Artes Visuais SESi Curitiba (2017-2019). Em 2015, ganhou o prêmio jovens curadores da Bienal de Curitiba. Entre 2011 e 2012 foi curadora do espaço Finnacena em Curitiba. Ana formou-se em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009), é mestranda em História da Arte pela UNIFESP.
Patrícia Martins
Comitê de Seleção e Mediação
Patrícia Martins
Comitê de Seleção e Mediação
Doutora em Antropologia Social pela UFSC, atuando junto aos grupos de pesquisa NAUI - Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural e GESTO - Grupo de Estudo em Oralidade e Performance. Desenvolveu diferentes projetos na área do patrimônio cultural, enquanto consultora PRODOC/Unesco, em coordenação de pesquisas e projetos culturais, em processos de INRC/Iphan (Inventário Nacional de Referências Culturais), na instrução do registro do fandango caiçara como patrimônio cultural brasileiro e em sua posterior salvaguarda. É docente do Instituto Federal do Paraná, estando como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais nesta instituição, onde também integra o NEABI - Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas, compondo a partir disso, as bancas de heteroidentificação do IFPR. Finalizou em 2018 sua tese de doutorado intitulada: “Pelas cordas da viola, nas curvas da rabeca: Uma etnografia dos movimentos de fazer musical caiçara”, a qual recebeu a menção honrosa pelo Prêmio Sílvio Romero/CNFCP. Atua como parceira de diferentes órgãos, sobretudo no que tange às questões relativas ao patrimônio imaterial e direito pelo território das populações tradicionais do litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente está como conselheira da Ouvidoria da Defensoria Pública do Paraná.
Emanuel Monteiro
Comitê de Seleção e Mediação
Emanuel Monteiro
Comitê de Seleção e Mediação
Emanuel Monteiro é Artista e professor no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná. Foi doutorando em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes Visuais da UFRGS (2016-2020). É mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Atualmente, vive em Curitiba e desenvolve uma pesquisa em desenho e pintura, sendo artista representado pela Galeria Mamute, de Porto Alegre.
Gustavo Caboco
Comitê de Seleção e Mediação
Gustavo Caboco
Comitê de Seleção e Mediação
Gustavo Caboco é nascido em Curitiba em 1989. Artista visual Wapichana, trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Sua produção com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõe maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas, as retomadas de memória e na pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.
Interlocutores Locais
AGENOR ALVES FARIAS
Agenor Alves Farias é natural de Tijucas do Sul e lecionou por 24 anos como professor de Artes Manuais e Técnicas Agrícolas no município. Além disso, dedicou sua vida à lavoura e à roça. Apaixonado por antiguidades, decidiu fazer um resgate histórico na região e, em 2018, deu vida ao Museu Farias Costa da Serra, que conta com ferramentas, utilitários, móveis e outros objetos antigos de diferentes comunidades de Tijucas do Sul e de outras cidades da região. O local hoje é visitado por escolas e faz parte da Rota Rural Sergius Erdelyi.
ROSÂNGELA BAZZI
Rosângela Bazzi é coordenadora do Museu Municipal Sergius Erdelyi, em Tijucas do Sul, oficineira do Departamento de Cultura da cidade e empreendedora na Criarte Festas e Eventos. Autodidata em diversas técnicas artísticas, é graduada em pedagogia e pós-graduada em Metodologia do Ensino de Arte. Já promoveu aulas de pintura em tela, artesanatos em geral, restauração e, atualmente, ministra a oficina de flores e artesanatos para mulheres da comunidade. Começou a dar aula com 16 anos na pré-escola da comunidade do Saltinho, mesma época em que se envolveu com o trabalho de Sergius Erdelyi, sendo sua ajudante no ateliê.
CHÁCARA RAIO DE SOL
João Camilo Valter e Marineia Rosa Gaudino Valter são um casal de agricultores, que decidiram largar a rotina da cidade de Joinville (SC), para buscar um novo estilo de vida. Com o sonho de viver na roça, decidiram tornar realidade este desejo antes da aposentadoria. Por isso, trocaram a casa na cidade por um sítio em Tijucas do Sul, onde começaram a produzir verduras para a própria subsistência. Assim nasceu a chácara Raio de Sol, que hoje é certificada pela Rede Ecovida de Agroecologia e faz parte da Rede Copasol, Cooperativa de Agricultura Familiar.
AMUSCÁRIA FUNGI
A Amuscária Fungi surgiu em 2005, quando Hemerson Martins e Camila Pedri iniciaram os estudos com a identificação de cogumelos silvestres e pequenos cultivos domésticos. Desde então, se dedicam ao desenvolvimento e divulgação da fungicultura, com mais de 40 espécies cultivadas entre cogumelos comestíveis, medicinais e silvestres. Sediados em Tijucas do Sul desde 2010, atuam hoje em coletas de cogumelos silvestres, ministram cursos de cultivo e produção de cogumelos, com a missão de facilitar o acesso a fungicultura no Brasil, através do conhecimento adquirido ao longo de 17 anos de pesquisa.
Equipe Técnica
BRUNO ROMÃ
Idealização
BRUNO ROMÃ
Idealização
Bruno Romã é artista visual e educador. Seus trabalhos exploram diferentes técnicas e plataformas, como desenho, pintura, muralismo e cerâmica.Suas referências partem principalmente da cultura popular brasileira, sobretudo das vivências na cultura caiçara do Paraná. Também trabalha com o conceito das paisagens urbanas e rurais que atravessam sua trajetória. Em Tijucas do Sul, atuou 3 anos na administração do Sabiá Laranjeira e produziu desenhos e peças de cerâmica no antigo atelier de Sergius Erdelyi. Durante esses anos, estreitou a relação com a agricultura familiar orgânica em reuniões mensais para a certificação participativa de orgânicos da cidade.
Marília Dissenha
Idealização
Marília Dissenha
Idealização
Marília Dissenha Fagundes é graduada em em Jornalismo pela PUC-PR, com cursos técnicos e profissionalizantes na área de Publicidade e Propaganda, Fotografia, Turismo e Eventos, Projetos Inovadores e Facilitação. É sócia fundadora do Sabiá Laranjeira, empresa de eventos, hospedagem e projetos de estímulo à criatividade e autoconhecimento; que tem como sede a casa ateliê do artista Sergius Erdelyi.
bernardo bravo
Coordenação Geral
bernardo bravo
Coordenação Geral
Bernardo Bravo é Mestrando em Artes e trabalha com produção há 15 anos. É um dos criadores do Festival Musicletada, Festival Suave e Festival Música na Cidade. Coordenou o Setor de Música do Festival Psicodália durante 9 anos. Em sua experiência já realizou trabalhos para a Virada Cultural Paraná, Cirque Du Soleil, Tribaltech, XXXperience e Multiplo Leminski. Como artista já lançou 6 álbuns, sendo o último Disco do Desassossego, uma homenagem a Fernando Pessoa
Giusy de Luca
Coordenação Geral
Giusy de Luca
Coordenação Geral
Giusy de Luca trabalha como produtora há mais de 15 anos e está a frente da Mucha Tinta Produções Culturais. Formada em Design Gráfico pela PUCPR, Giusy desenvolve projetos multidisciplinares que envolvam redes de criação e comunicação. Sua principal área de atuação são ações culturais que abrangem gestões públicas, empresas privadas e artistas, com foco em arte e educação, shows, eventos corporativos e agenciamento.
Damaris Pedro
Produção local
Damaris Pedro
Produção local
Damaris Pedro é produtora artística há 15 anos e já trabalhou com artistas nacionais e internacionais. Atualmente, graduanda em Jornalismo, junta suas duas paixões - música e comunicação - onde divulga shows e eventos musicais. Na Residência Sergius Erdelyi é a produtora local de Tijucas do Sul.
Bruna Alcantara
Coordenação de Comunicação
Bruna Alcantara
Coordenação de Comunicação
Bruna Alcantara é Artista Visual e Jornalista. Nas artes, desenvolve projetos de resgate de memória com fotografia, costura e arte de rua. Como Jornalista, seu trabalho está voltado para comunicação de projetos artísticos de diferentes linguagens e editais.